∴ Rito Brasileiro em Mato Grosso ∴
O Eminente irmão Ildomar Freitas de Oliveira, então Grão Mestre do GOB–MT (colocar o período), imbuído do propósito de ampliar a cultura ritualística do Rito Brasileiro no estado, oportunizou a fundação da Loja Estrela do Araguaia, ao Oriente de Torixoréu-MT, sendo esta a 1ª Loja no Rito Brasileiro em Mato Grosso. À época, a Loja contou com o apoio imprescindível dos irmãos Clodoaldo Pirani, Sabino Albertão Filho (1º Grão-Mestre do GOB-MT), Chafic Gabriel (Grão-Mestre do GOB-GO), Gonçalino, Gonçalo Batista de Almeida, Ivo Matias (Venerável Mestre da Loja Alvorada de Aragarças-GO), Antônio Carlúcio Ferreira Filho e das Lojas Alvorada de Aragarças-GO e Dimas Nasser de Bom Jardim de Goiás-GO, Loja Aprendizes do Bem Oriente de Piranhas – GO, sendo todas praticantes do Rito Brasileiro.
Assim é que, em 11 de março de 1995, era fundada a Loja Estrela do Araguaia nº. 2.846, no Oriente de Torixoréu-MT, cujo primeiro Venerável Mestre foi o irmão Endras Frederico Pheifer.
Lançada esta semente do Rito em solo fértil do Vale do Araguaia, não tardou o surgimento da 2ª Loja do Rito Brasileiro, no Oriente de Barra do Garças, com título distintivo de Tradição e Evolução nº. 3.049, sob a liderança do Poderoso irmão Clodoaldo Pirani, fundada em 17 de maio de 1997, da qual foi o primeiro Venerável Mestre.
A terceira Loja do Rito Brasileiro surgiu em Cuiabá, no ano de 1999. Neste ano, o irmão Ivo Matias mudou-se com sua família para esta cidade. Ao chegar em sua nova morada, o irmão Ivo Matias imediatamente buscou abrigo, visitando diversas Lojas, dentre as quais, a Loja João Borralho, onde conheceu o valoroso irmão Waldir Céspede, que como o irmão Ivo, era iniciado no Rito Brasileiro. Através desse irmão, o irmão Ivo pôde rever o irmão Antônio Carlúcio, também iniciado no Rito Brasileiro e que estava na cidade há vários anos residindo com sua família.
Motivados com a existência de 3 irmãos do Rito, iniciaram os contatos para fundação da primeira Loja do Rito Brasileiro em Cuiabá, quando receberam a proposta dos irmãos da Loja João Borralho, então presidida pelo irmão João Bosco Griggi Borralho, para que se filiassem naquela Oficina, a fim de mudá-la do Rito Escocês Antigo e Aceito para o Rito Brasileiro.
Assim foi feito e, em sessão de 13 de julho 1999, a Loja João Borralho por unanimidade aprovou a adoção do Rito Brasileiro, sendo a primeira Loja do Rito em Cuiabá e a terceira no estado de Mato Grosso. A Loja João Borralho foi fundada oficialmente em 06/11/1997 no Rito Escocês Antigo e Aceito e adotou o Rito Brasileiro em 16/09/1999, sendo que o 1º Venerável Mestre foi o irmão Paulo Silva (1997 a 1999) ainda no Rito Escocês Antigo e Aceito e o Irmão João Bosco Griggi Borralho (1999/2000) foi o 2º Venerável Mestre e o responsável pela mudança para o Rito Brasileiro.
Sendo este um Rito inovador, com perspectivas de grande crescimento, em face da plena aceitação de seu Ritual e de sua filosofia, era inevitável que, de início causasse certa celeuma. Aos poucos a rejeição ao Rito foi se diluindo e naturalmente o Rito Brasileiro ganhou definitivamente a simpatia absoluta na Grande Cuiabá e em todo estado.
Em 29 de junho de 2000, era fundada a quarta Loja do Rito Brasileiro, no oriente de Cáceres, denominada Luz do Ocidente nº. 3.343, cujo primeiro Venerável Mestre foi o irmão Jeferson Arguelo dos Santos.
Em 07/11/2000, o Rito Brasileiro promoveu o 1º Ciclo de Estudos Maçônicos em Cuiabá, trabalho elaborado pelos irmãos Ivo Matias, Antônio Carlúcio Ferreira Filho e Waldir Cespede, sendo o trabalho apresentado pelo irmão Ivo Matias.
Em 27/04/2002, uma comitiva de Cuiabá de 15 irmãos participou de um Seminário sobre o Rito Brasileiro em Campo Grande-MS. Naquela oportunidade foram iniciados ao Grau 33º os irmãos Ivo Matias, João Bosco G. Borralho e Mário Cavalcanti de Albuquerque.
A quinta Loja fundada no Rito Brasileiro, surgiu no Oriente de Sinop, sob a liderança do irmão Lázaro Furquim. Em 01 de fevereiro de 2002 foi fundada a Loja Rui Barbosa nº. 3.419, então presidida pelo Venerável Mestre Joel Monteiro Lopes (2002 a 2004).
No dia 18/10/2003, foi realizada uma sessão Magna Comemorativa ao 17º aniversário de Fundação do GOB-MT e a Sagração do Templo do Rito Brasileiro em Cuiabá-MT no Palácio da Concórdia.
Ante a manifesta demonstração do extraordinário crescimento do Rito Brasileiro neste Estado, sob a indicação do Venerável Mestre da Loja João Borralho, Antônio Carlúcio Ferreira Filho, então Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, juntamente com o irmão Ivo Matias, coordenaram os trabalhos, para fundação da 7ª Loja do Rito Brasileiro em Cuiabá, a Loja Luz e Fraternidade nº. 3.558, em 10 de fevereiro de 2004, interinamente presidida em sua fundação pelo irmão Ivo Matias (10/02/2004 a 06/2005), e posteriormente sendo eleito como Venerável Mestre o irmão Vicente C. Zanol (2005 a 2007).
Na região Leste, no Vale do Araguaia, com apoio da Loja Tradição e Evolução, sob a liderança dos irmãos Leonidio Borges Leal, Clodoaldo Pirani, Herculano da Silva Mello, Antônio Carlúcio Ferreira Filho e Ivo Matias foi fundada a oitava Loja, em 31 de julho de 2004, sob o título de Construtores da Liberdade nº. 3.597, no Oriente de Barra do Garças, cujo 1º Venerável Mestre eleito foi o irmão Leonidio Borges Leal (2004 a 2009).
Novamente, na região Norte, sob a liderança do irmão Lázaro Furquim, foi fundada em 09/02/2006, a Loja Acácia do Xingu nº. 3.749, (9ª Loja do Rito Brasileiro), no Oriente de Feliz Natal, sendo seu primeiro Venerável Mestre o irmão Lino Biesdorf. Atualmente esta Loja está funcionado em Sinop-MT.
Em 07/09/07, também na região Norte do estado foi fundada a 10ª Loja, sob o título de Guardiões da Amazônia e da Pátria, no Oriente de Sorriso-MT, sob a liderança dos irmãos das Lojas Acácia de Sorriso e Rui Barbosa do Oriente de Sinop, sendo o primeiro Venerável Mestre o irmão Aparecido da Penha de Oliveira.
Em 12/12/2009, foi fundada a 11ª Loja, sob o título de Mensageiros da Liberdade, nº. 4.040 no Oriente de Juara-MT sob a liderança dos irmãos das Lojas Ordem e Liberdade, Estrela da Amazônia e Luz do Sol, tendo como primeiro Venerável Mestre o irmão Felício Hirocazu Ikeno.
Em 20/08/2011, foi fundada a 12ª Loja, sob o título de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nº 4.176, no Oriente de Tangará da Serra-MT sob a liderança dos irmãos da Loja 13 de Maio e do irmão Sebastião Ribeiro, sendo o primeiro Venerável Mestre o irmão Dagoberto Mariano Bernardi.
Em 02/05/2012, foi fundada a 13ª Loja, sob o título de Acácia do Pantanal nº. 4.241 no Oriente de Cuiabá-MT sob a liderança dos irmãos José Correia de Oliveira, Ivo Matias, Antônio Carlúcio Ferreira Filho e vários irmãos das Lojas João Borralho e Luz e Fraternidade e irmãos de diversas Lojas, sendo seu primeiro Venerável Mestre Antônio Feitosa de Freitas.
Já em 2019, a Loja VITRIOL nº 4.022 que era do Rito Escocês Antigo e Aceito, fundada em 16/10/2009, migrou-se para o Rito Brasileiro, sendo seu 1º Venerável Mestre no novo Rito o irmão Aury Antônio Hoffmann. Esta é a 14ª Loja do Rito Brasileiro em Mato Grosso.
A 15ª Loja do Rito Brasileiro em Mato Grosso foi a Loja Liberdade e Justiça nº 4.761, que fora fundada em 15 de novembro de 2022 e realizou sua primeira sessão em 27 de março de 2023, tendo como seu 1º Venerável Mestre Paulo Estevão de Mello Costa Borges.
O Rito Brasileiro, certamente pelas suas características de Rito que concilia com muita propriedade, a tradição da sublime ordem, com a evolução do ser humano e, pela sua preocupação com as questões atuais da humanidade, bem assim, o seu particular papel de devotamento ao Patriotismo, caiu definitivamente nas graças dos irmãos que visitam as Lojas que praticam o Rito, se simpatizam de pronto com a prática ritualística e com a filosofia e doutrina.
Fonte: Irmão Antônio Carlúcio Ferreira Filho