Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado de Mato Grosso

Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado de Mato GrossoDelegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado de Mato Grosso

Fundada em 13 de novembro de 1999

∴ Cavalaria (Grau 15 ao Grau 18) ∴

15º Grau (de iniciação): CAVALEIRO DA LIBERDADE. O Maçom deste Grau estuda a vitória da liberdade como conseqüência do uso das virtudes e compreende a Liberdade como bem inestimável. que deve ser reconquistado todo dia, pois trata-se de um direito Universal e de todos os cidadãos. A Liberdade é por certo um espaço invisível e somos livres na medida em que ousamos pertencer à liberdade, deixando que se cumpra em nós o fundamento de nossa origem Divina.

16º Grau: CAVALEIRO DA IGUALDADE. Estudo profundo da igualdade, a fim de garantir a igualdade entre as pessoas em virtude da qual todos são portadores dos mesmos direitos e deveres.

17º Grau: CAVALEIRO DA FRATERNIDADE. Estudo da fraternidade humana por meio de valores sociais. Também analisa e mostra formas de' combate contra vícios como a hipocrisia, ambição exagerada, a ignorância, além de propiciar a fraternidade que é o amor ao próximo, convivência como Irmãos.

18º Grau (de iniciação): CAVALEIRO DA ROSA-CRUZ. O Maçom deste Grau dedica-se ao estudo de meios para obter o triunfo da Luz sobre as trevas, como forma de libertação pelo amor. Grau de cunho espiritualista, consagrando a evolução espiritual do Maçom, isto é, ao culto evangélico, nos ensinamentos morais deixados por Jesus Cristo, resumidos nas três virtudes teológicas: Fé, Esperança e Caridade. Como podemos verificar ao longo do aprendizado nos Graus Maçônicos do Rito Brasileiro, é que afirmam os valores espirituais e virtudes morais da pessoa humana.

Fonte: Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro